sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Buttermilk: No Brasil é leitelho!


O Buttermilk é um ingrediente muito comum na cozinha Americana, ele está presente em uma grande quantidade de receitas e no entanto aqui no Brasil ele é um produto um tanto quanto desconhecido para a maioria das pessoas.

Ele pode substituir o leite na maioria das receitas de pães, waffles e panquecas, também é usado como base para molhos de saladas e sopas. No Brasil o Buttermilk é conhecido como leitelho, e é o resíduo do processo de fabricação da manteiga.

Nos Estados Unidos ele é facilmente encontrado à venda nos supermercados é feito através da adição de bactérias ao leite desnatado. O Buttermilk tradicional ou “caseiro” é bem líquido e levemente ácido, enquanto o industrializado é espesso e azedo.

Para fazer uma xícara de buttermilk é muito fácil, apenas acrescente um 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em uma xícara de leite e deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Como usar:

- Para fazer sorvete.
- Misturar com yogurte e fazer vitaminas variadas.
- Marinar carne de frango, combinado com sal, pimenta e ervas.
- Para molhos de salada, combinado com maionese e creme de leite, e ingredientes da sua preferência: queijo, ervas, legumes, etc.
- Em sopas, como froma de deixar mais espessa,  ácido e cremosa.
- Purês de legumes.
- Adicionar no molho bechamel.

Na verdade, a melhor maneira de saber o real valor desse produto é conhecer o seu sabor e arriscar nas suas criações culinárias.

Postar um comentário