segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Sobre o Consumo de Tereré

Entrevista: nutricionista Camila Bortoletto responde dúvidas sobre o consumo de tereré
O consumo de tereré é uma cultura passada de geração a geração, e essa saborosa bebida torna cada vez mais parte do nosso dia a dia. É de manhã, antes do almoço, depois do almoço, de tarde e até de noite, não tem tempo ruim, uma boa roda de teras para um tererézeiros vai bem em qualquer hora, em qualquer lugar. 


E o Blog do Teras procurando cada vez mais aprofundar o conhecimento sobre os benefícios do nosso gelado tereré, conversou com a nutricionista Camila Bortoletto para tirar as principais dúvidas, confira:

Blog do Teras - Tereré faz mal após as refeições?
Camila Bortoletto - É aconselhável que se evite o consumo após as refeições, principalmente nas grandes refeições (almoço e jantar), para que os processos de digestão e absorção dos nutrientes não sejam prejudicados.

Blog do Teras - O tereré pode cortar o apetite?
CB - Não tem muita avaliação sobre o tereré, nada comprovado sobre esse efeito. O que muitos relatam é que a bebida abre o apetite, mas nada cientificamento comprovado, apenas por relatos de usuários.

Blog do Teras - O tereré pode acelerar os batimentos cardíacos?
CB - Sim. O tereré é uma bebida muito estimulante, pois tem alta concentração de cafeína, assim como o café e alguns tipos de chás. Nada que prejudique sua saúde, mas é aconselhável procurar um médico caso sinta um desconforto.

Blog do Teras - É contraindicado tomar tereré antes de dormir?
CB - Sim. Pode causar insônia, por se tratar de uma bebida estimulante do sistema nervoso central. Recomenda-se tomar até 2 horas antes do horário de dormir.

Blog do Teras - Ingerir tereré acompanhado de narguilé pode ser prejudicial à saúde?
CB - Quanto ao tereré, não existe relação da bebida com prejuízos à garganta. Já quanto ao narguilé sim, pois a quantidade de nicotina inalada com o narguilé é pelo menos o dobro da inalada pelo consumo do cigarro normal, o que está relacionado com o desenvolvimento de vários tipos de câncer (principalmente o de pulmão) e doenças respiratórias.

Blog do Teras - Quem sofre de gastrite deve cortar o tereré?
CB - O consumo regular e contínuo pode causar leve irritação da parede do estômago, ainda mais quando associado com o uso de limão (aumenta a acidez), por causar distensão gástrica, e consequente produção de ácido clorídrico.

Blog do Teras - Um adulto precisa ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, podemos incluir o tereré nessa conta?
CB - O ideal é ingerir água pura, é o que recomendamos, pois a erva do tereré é constituída por vários compostos, que podem trazer benefícios ou não, dependendo de cada indivíduo. Mas no caso da pessoa ter mais facilidade para tomar a água em forma de tereré, pode ser
contabilizado no total ingerido no dia.

Blog do Teras - No inverno, o consumo de tereré pode prejudicar a garganta?
CB - Apenas pelo motivo de ser consumido com a água bem gelada, mas não tem uma relação direta com algum problema de saúde. Pode-se tentar diminuir a quantidade de gelo, ou a quantidade consumida.

Perfil - Camila Bortoletto (CRN3 29234) é Nutricionista, Personal Diet e Home Care, e na Papo de Gaia realiza apoio e acompanhamento nutricional a gestantes.

FONTE: http://www.blogdoteras.com/2014/06/nutricionista-terere-faz-bem-dicas-saude.html

Postar um comentário