segunda-feira, 6 de julho de 2015

Maionese de tofu é opção para intolerantes à lactose

Dicas de Saúde

Veja como fazer uma receita de maionese de tofu com apenas 44,1 calorias.
POR REDAÇÃO
  
O consumo de maionese é sempre um problema para os intolerantes à lactose. Para não sofrer na hora de comer aquele lanche super saboroso, a escolha de um condimento sem leite é essencial. Para ajudar você na escolha, separamos uma deliciosa receita de maionese de tofu, com baixa caloria e sem lactose. Aproveite!

 Queijo que é base da maionese ajuda na proteção dos ossos. Foto: Shutterstock

Utilizado na substituição de alimentos de origem animal em dietas vegetarianas, o queijo de soja pode ser consumido de todas as formas. O refogado de verduras com tofu, por exemplo, é uma opção de nutrição saudável e fácil de preparar. Considerado um ingrediente versátil, o tofu pode ser incorporado também em sobremesas, como o pudim.

Benefícios da maionese de tofu

Rico em proteínas e minerais, como cálcio, ferro e fósforo, o tofu ajuda na proteção dos ossos e músculos. Ele também atua de forma a retardar a osteoporose e é rico em isoflavonas, substância que possui ação antioxidante e ajuda a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e tumores. 

A isoflavona também auxilia durante a pré e pós-menopausa, diminuindo sintomas como as ondas de calor.

Facilmente digerido pelo nosso corpo por não conter lactose, o tofu tem baixo teor de sódio e é indicado para dietas com restrição nessa substância. O queijo de soja é aliado contra os níveis de colesterol, colaborando para a diminuição do colesterol ruim, o LDL.

Os triglicérides também são reduzidos com o consumo desse queijo, o que acontece a partir da ação da lecitina de soja, que diminui o acúmulo de colesterol nas paredes das artérias.

Ingredientes:

1/2 bloco de tofu
2 colheres de sopa de mostarda amarela
2 colheres de sopa de suco de limão
1 dente de alho grande
Sal a gosto
½ xícara de chá de azeite extra virgem

Modo de Preparo:

Separe um guardanapo de pano. Coloque o tofu sobre ele com um peso em cima. Essa ação irá fazer com que toda a água saia do tofu.

Pique o tofu em pequenos pedacinhos. Coloque no liquidificador. Bata junto com a mostarda, sal, alho, limão e uma pequena quantidade de azeite. Coloque lentamente o resto do azeite. Cuide para não bater demais, já que a maionese de tofu pode coalhar.

A receita pode ficar por cerca de 5 dias na geladeira. Nunca consuma a maionese de tofu após esse prazo.

A maionese de tofu rende 10 porções de 30 gramas cada - mais ou menos duas colheres de sopa. O preparo demora cerca de 5 minutos. Ou seja, é uma receita fácil e rápida que pode acompanhar cachorro-quente, sanduíches, pizzas ou qualquer outro lanche. Para quem deseja criar uma receita ainda mais elaborada, a salada de batatas com essa maionese é a dica.

A receita de maionese de tofu tem por porção (30 g), cerca de 1 grama de carboidrato, 3,9 g de gorduras e 44,1 calorias.



Postar um comentário