sexta-feira, 17 de julho de 2015

As Diferenças Entre Tereré e Chimarrão


A erva mate (ilex paraguariensis) é conhecida principalmente por seu consumo em dois tipos de bebida, o chimarrão, também conhecido como mate, e o tereré, que nós chegados, chamamos de Teras. Apesar de utilizar a mesma erva e técnicas parecidas de preparo, as duas bebidas possuem algumas características próprias. 

Chimarrão & Tereré

Tanto o chimarrão quanto o tereré são bebidas típicas da região sul da América do Sul, oriundos da região entre Paraguai, Argentina e Brasil mas hoje essa cultura já é conhecida em vários cantos do país, sendo o Rio Grande do Sul conhecido fortemente pelo consumo do chimarrão e o estado de Mato Grosso e mato Grosso do Sul pelo consumo do tereré. O termo "chimarrão" é utilizado no Brasil, sendo que em regiões de idioma castelhano chama-se "mate". 


Temperatura
A principal diferença começa pela temperatura, o tereré é consumido com água gelada, enquanto o chimarrão é consumido com água fervida. Por ser uma bebida gelada e refrescante o tereré é muito consumido em regiões mais quentes e o chimarrão em regiões em temperaturas mais baixas como o sul do Brasil e na Argentina.

Garrafa Térmica

A garrafa mais encontrada para o consumo de chimarrão é a térmica de alumínio de 1 litro com bico fácil para fechar e manter a temperatura. Há também quem prefira utilizar garrafas como as de café e percebe-se que não são garrafas tão grandes já que a bebida não se consome muito rápido como o tereré. Para o consumo do tereré utiliza-se variadas garrafas térmicas, desde pequenas de 1 litro até grandes de 5 litros, a maioria possui uma alça para ajudar a levantar essas garrafas grandes. 

Sabor

Ambas bebidas mantêm o sabor da infusão da erva, porém o tereré você ainda consegue sentir mais forte o sabor amargo. Conforme o consumo do chimarão, logo se acostuma com a temperatura e o sabor do mate.

Erva

A planta que dá origem a ambas as ervas é a mesma, ilex paraguariensis, mas facilmente consegue-se distinguir uma da outra, sendo a erva de tereré com folhas mais grossas e presença de gravetos e a erva do chimarrão muito bem trituras quase em forma de pó.

Cuia ou Guampa

A cuia ou guampa, é o nome dado ao recipiente que colocamos a erva e a bomba para o consumo. A cuia é usada no chimarrão, é um copo  de várias medidas diferentes mas sua característica fica na circunferência redonda próxima a base que até facilita no manuseio. A cuia tem sua forma específica pois  é o formato mais adequado para posicionar a erva da maneira correta. A guampa, é um copo normalmente feio com chifre de boi, por isso tem uma forma curvada, porém diferente da cuia, outros copos podem ser usados para o tereré, como copos de plástico e alumínio por não ser tão frágeis.


Fonte: http://www.blogdoteras.com/2013/06/diferenca-erva-chimarrao-mate-terere.html?m=1
Postar um comentário