quarta-feira, 10 de junho de 2015

Para não Cair do Cavalo com os Amigos

Comida Boa
Chef prepara ‘Picanha de Sol à Cavalo’ com acompanhamentos adocicados (06/06/2015)


Marcílio Galeano fez um prato especialmente para os leitores do Midiamax 


O MidiaMAIS está cada vez mais empenhado em mostrar receitinhas gostosas ao nossos leitores. Pensando em vocês, claro, a deliciosa receita do Comida Boa de hoje foi pensada e projetada com muito carinho pelo chef Marcílio Galeano.
O nome do prato é um tanto quanto a lá paulistano, mas com temperinhos abrasileirados. Marcílio fez uma ‘picanha de sol à cavalo’ especialmente para nós. O acompanhamento , segundo ele, faz jus ao contexto do prato.
Além da carne de picanha que foi marinada com sal boiadeiro, pimenta bodinho e alho – ele deixou de um dia para outro na geladeira mesmo, o chef campo-grandense que tem renome nacional conquistado, segundo ele, com muito dom, acrescentou ao prato, um ovo pochet, farofa com manteiga de garrafa, vinagrete assado - finalizado com limão rosa e azeite e um purê de banana da terra.
Ovo pochet
Além de delicioso, o prato tem todo um charme mas que sustenta com a picanha e os temperos do vinagrete. “É um prato completo, pois tem o doce da banana da terra, a acidez do limão rosa, é picante e tem o sal, que é um tempero prático e o melhor, a gosto de quem faz”, avalia o chef.
Marcílio separou uma peça grande de picanha. Para este prato, ele reservou um tanto e a fritou inteiramente na chapa, para só depois, cortá-la em fatias. Sobre o carne de sol, ele explicou o passo a passo do termo. “A ‘carne de sol’ é mais conhecida no nordeste, mas é porque eles deixavam ela secar no sereno do dia, e a mulher falava logo ao acordar: ‘ tira a carne de sol’ e o nome pegou”, brinca.
Grelhando a picanha de sol na manteiga de garrafa
Já sobre a carne seca, que também gera dúvida entre as pessoas, a explicação foi a seguinte: “É um processo também vindo do Nordeste, porque antigamente os nordestinos guardavam as carnes todas amontoadas só com sal e deixavam num quarto, e por isso que o nome pegou”, conta. E o charque, de acordo com ele, é um processo industrial e tem adição química e conservantes
Marcílio Galeano tem 33 anos e é um dos representantes da culinária em Mato Grosso do Sul. 
Cozinhando na cozinha de casa, da para fazer verdadeiros milagres
Em 2011 esteve participando do programa Super Chef do programa Mais Você, liderado pela Ana Maria Braga. Atualmente ele faz consultorias e participa como chef, de eventos regionais e nacionais e tem, vários projetos para o ano de 2015.

Postar um comentário