sexta-feira, 5 de junho de 2015

Manteiga que Salva

Manteiga Ghee: como fazer a versão saudável e sem lactose da manteiga
Receita simples com pouquíssimos passos transforma a manteiga tradicional 
por Ana Flora Toledo 
Uma versão muito mais saudável e sem lactose da manteiga, batizada de manteiga ghee, pode ser preparada em casa em passos super simples de seguir. A transformação é feita com a própria manteiga tradicional e não leva muito tempo. Apostando nessa mudança, é possível consumir um alimento livre de do soro do leite e de outras impurezas presentes no produto que você encontra no mercado.

O que é manteiga ghee?
Segundo a nutricionista funcional Dra. Andrezza Botelho, a manteiga ghee é uma manteiga clarificada que é usada na medicina ayurveda e na cultura indiana como um alimento curativo e rejuvenescedor. Ela é feita a partir do leite de vaca, assim como o alimento tradicional, e passa por um processo de retirada das impurezas e resíduos sólidos, eliminando inclusive traços de lactose e deixando apenas o óleo.

Manteiga ghee emagrece?
Essa transformação faz com que o alimento se torne muito mais saudável - e esse é um dos principais benefícios da manteiga ghee. Porém, ao contrário do que muitos imaginam, ela não deixa de ser um alimento rico em gordura. “Não é um alimento necessariamente indicado para quem está de dieta. Contudo, quem consome a manteiga normal pode encontrar na ghee uma opção muito mais pura e menos prejudicial à saúde”, garante a especialista, que também alerta para consumir de forma moderada para não aumentar os níveis de colesterol do corpo.

Transformar manteiga em manteiga ghee torna o  alimento mais puro e com menos lactose (Créditos: Thinkstock)

Quem tem intolerância à lactose pode consumir?
Como o processo de clarificação da manteiga elimina os traços de lactose do alimento, essa pode ser uma opção para pessoas que sofrem com intolerância à substância. Porém, tudo vai depender do nível de intolerância. “Essa eliminação pode não ser completa. Por isso, pessoas alérgicas à proteína do leite ou intolerantes só devem apostar na ghee com orientação médica”, alerta.

Como fazer manteiga ghee
Você vai precisar de um pote de manteiga sem sal. Coloque a quantidade desejada em uma panela e leve ao fogo médio até derreter. Após alguns segundos, a manteiga terá se tornado um líquido e formará uma espuma branca. Com uma escumadeira, vá retirando toda essa espuma. Quando não houver mais espuma e o líquido estiver totalmente transparente e amarelo, está pronto. Tire do fogo. Caso ainda tenha algum resíduo, coe depois de fria e coloque em um vidro. Está pronta para consumir!

Dica da nutricionista:
É essencial conservar a manteiga ghee em um vidro. Isso garante sua durabilidade. Ela pode ser guardada na geladeira ou mesmo em temperatura ambiente. Caso fique no refrigerador, tem validade de cerca de três dias (dependendo da quantidade). Em temperatura ambiente, a validade cai pela metade. Pode ser usada em pães e bolachas ou mesmo em receitas, assim como a tradicional.
  

Postar um comentário