quarta-feira, 24 de junho de 2015

Desvendando o Suco Detox

Do site Nutrição Prática e Saudável

Convidamos a nutricionista funcional Mariana Duro para explicar o que é o suco detox, queridinho da dieta das brasileiras. Quais são os principais benefícios que esse tipo de suco traz para a saúde, quanto consumir? Confira essas e outras respostas.



O que é suco detox?

R: O suco detox é uma bebida que apresenta componentes que favorecem a limpeza hepática, potencializando a eliminação de toxinas que sobrecarregam o nosso organismo.

Ele recebe este nome, pois o fígado é o órgão mais importante no processo de DESTOXIFICAÇÃO, conhecido também por DETOX. Ele transforma as toxinas que captamos do meio ambiente (ar poluído, alimentos contaminados com agrotóxicos e com aditivos alimentares, medicamentos, entre outros) em substancias que são eliminadas pela urina, fezes e bile. Promovendo esta limpeza do fígado, ou seja, promovendo a DETOX, facilitamos o processo de emagrecimento e de diurese, além da melhora de outros sintomas citados abaixo.

Suco detox é igual ao chamado “suco verde”?

R: Sim, pois o pigmento que mais facilita esta “limpeza” é a clorofila, presente em alimentos verdes escuros, como couve, salsinha, hortelã, salsão, por exemplo. No entanto, o suco detox também pode ser feito com outras opções que também limpam o fígado como chá de dente de leão, chá verde ou grãos germinados, por exemplo.

Quais os benefícios do suco detox para saúde?

R: O reflexo da ingestão frequente do suco detox é a melhora nos seguintes sintomas: enxaqueca, concentração, cansaço, sono, humor, digestão, funcionamento intestinal, TPM, peso e medidas corporais.

Qual é a recomendação de uso do suco detox? Podemos beber diariamente?

R: Sim. O indicado é tomarmos frequentemente, se possível diariamente. O melhor horário é em jejum, pois o estômago está vazio, facilitando a absorção e utilização dos seus nutrientes. No entanto, vale ressaltar que ele precisa ser associado a uma alimentação balanceada para que seja verificado o seu efeito no organismo.


Receitas básicas

Opção 1
150 ml de água
½ maçã com casca
Suco de 1 limão
1 folha de couve orgânica

Opção 2
150 ml de chá branco gelado
1 fatia de abacaxi
½ kiwi
1 punhado de folhas de hortelã ou salsinha

Opção 3
150 ml de água de coco
1 fatia de melão
Lasca de gengibre
1 talo de salsão

Fonte entrevistada – Mariana Duro, nutricionista funcional.

Postar um comentário