segunda-feira, 29 de junho de 2015

Crepioca na Crista da Onda

Crepioca emagrece: como fazer receita que virou onda nas dietas
por Ana Flora Toledo


A crepioca é a mais nova receita queridinha das dietas. Essa massa diferente promete emagrecer mais do que a tapioca por promover mais saciedade e ainda pode turbinar o ganho de massa magra para as marombeiras, por ter ainda mais proteínas do que a goma de mandioca preparada da forma mais tradicional.

Diferença entre crepioca e tapioca

O preparo da crepioca pode ser feito de duas maneiras: unindo a farinha de tapioca com ovo ou leite. Essa mistura de ingredientes faz com que a massa fique mais encorpada e ganhe o aspecto de crepe – daí o nome.

Segundo a nutricionista funcional Dra. Andrezza Botelho, a receita turbinada com ovo ganha mais proteínas graças aos benefícios da clara, que é rica no nutriente e, por isso, pode ajudar a recuperar os músculos após a malhação e favorecer o ganho de massa magra. Ela ainda possui vitaminas do complexo B, potássio e ferro, aumenta a saciedade, melhora a disposição e a concentração, além de ser aliada para acabar com a flacidez da pele, uma vez que estimula a produção de colágeno pelo organismo.

Já a crepioca que leva leite no preparo também ganha em proteína e tem a vantagem de fornecer mais cálcio ao corpo. Porém, a indicação é optar pela versão desnatada para diminuir os níveis de gordura absorvidos pelo corpo. Também é possível apostar no leite de castanhas, amêndoas ou de soja.
Massa de tapioca é misturada com ovo ou leite e fica como um crepe

“Essa receita pode ser consumida uma vez ao dia, antes ou depois do treino. Tudo vai depender do horário da academia. Se a pessoa consegue malhar cedo, é melhor consumir a crepioca depois da musculação. Se sair do treino muito tarde, é bom comer antes para evitar consumir a receita imediatamente antes de dormir”, indica a especialista.

Como fazer crepioca

Crepioca de ovo
Crepioca com ovo ganha mais proteína graças à clara, que é rica nesse nutriente


Para preparar a receita fit turbinada em proteínas, misture bem um ovo e uma clara com duas colheres de sopa cheias de farinha de tapioca peneirada. Depois, basta assar essa massa em frigideira antiaderente, virando para dourar os dois lados, e rechear.

Crepioca de leite
Leite desnatado, de castanhas, amêndoas ou de soja são opções melhores para a dieta


O modo de preparo é muito semelhante à receita com ovo. Bata duas colheres de farinha de tapioca com 50 ml de leite desnatado, de castanhas, amêndoas ou de soja. Essa mistura também deve ser levada a uma frigideira antiaderente e assada de ambos os lados, até que esteja com aspecto de crepe. Dica: se você malha e é adepta do whey protein, é possível adicionar uma medida do pó à essa massa para garantir mais proteínas à receita.

Recheios para crepioca

Os melhores recheios para quem está de dieta, de acordo com a Dra. Andrezza Botelho, são o queijo cottage, o peito de peru ou frango desfiado. Se a ideia for preparar uma crepioca doce, você pode fazê-la com bananas e canela, ingrediente que acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias.

Postar um comentário