segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Campo-grandense Marcilio Galeno está no Super Chef 2011 da Rede Globo


Marcílio Galeano está entre os 10 selecionados que participarão do quadro “Super Chef” do programa de Ana Maria Braga

Escolhido entre mais de oitocentos inscritos para participar do quadro “Super Chef”, no Programa Mais Você comandado diariamente por Ana Maria Braga, na Rede Globo, Marcílio Galeano conseguiu compor o grupo formado por 10 participantes que tem ou não experiência culinária profissional.

O “Super Chef” terá a duração de seis semanas, onde os escolhidos passarão por uma maratona de provas em grupo e individuais, além de diversos cursos de aperfeiçoamento no decorrer do programa. Eles terão que mostrar conhecimento em provas de degustação, preparo de pratos sofisticados, receitas de café da manhã, sobremesa ou uso de um item específico de diferentes maneiras. A disputa também proporcionará aos candidatos, a cada nova semana, cursos rápidos de gastronomia com renomados chefs.

Para o Chef Marcílio Galeano chegar até o “Super Chef” foi necessário percorrer um longo caminho. Formado em Turismo, seu primeiro contato com o mundo da culinária aconteceu no ano de 2004, em Woking, na Inglaterra, primeiro como auxiliar de cozinha na rede mundial de fast food Burger King, depois no Café dei Caffé – Italian Ristorante e também como cozinheiro e gerente de cozinha no Yatess.

Retornando ao Brasil e a sua cidade natal, Campo Grande (MS), Marcílio percebeu que sua grande paixão era o mundo dos sabores e fez os cursos de treinamento em higiene dos alimentos e de cozinheiro básico no Senac, em 2008. Ainda neste ano o Chef assumiu a cozinha de um renomado restaurante da cidade, o extinto Odorico Bistrô & Burger, e em seguida recebeu a proposta para atuar como Cook Trainee do Royal Caribean Internacional, compondo o grupo de culinaristas que cuidavam da cozinha brasileira dentro cruzeiro internacional Splendour of the Sea, e teve a oportunidade de conhecer diversas culturas da Europa e do Mediterrâneo.

Quando voltou ao Brasil em 2009, o Chef Marcílio cursou o Programa de Extensão Universitária – Desenvolvimento para Instrutores de Cozinha oferecido pelo Senac, no melhor e maior núcleo gastronômico do país, em Águas de São Pedro, SP. Após a conclusão do curso recebeu o convite e passou a integrar o corpo docente do curso de culinária do SENAC, como Instrutor de Educação Profissional em Gastronomia, de nível superior.

No início deste ano Marcilio recebeu o convite para atuar como Sous Chef no restaurante Beco Bistrô & Café, em Campo Grande, MS, onde foi o responsável pela escolha e desenvolvimento de todos os pratos que compõem o cardápio do estabelecimento e atuava até o momento de ingressar no quadro “Super Chef”.

O Chef Marcílio dá uma verdadeira lição de vida ao mostrar como sua paixão pela gastronomia vai além dos sonhos. “Na cozinha, agimos como verdadeiros homens sem deixar de lado o espírito de criança! Devemos entender nossas diferenças, nos respeitar e muitas vezes, acreditar no inacreditável. Nunca desistimos dos nossos objetivos. Até quando dormimos, a cozinha está em nossos sonhos! Talvez o que eu faço não agrade sempre, mas peço que respeitem meu trabalho, olhem e aprendam! Sempre há algo que se pode aprender. Aqui, todos somos alunos e professores numa via múltipla, onde podemos trocar técnicas, experiências, opiniões, sabores e saberes. Ainda bem que podemos afirmar categoricamente que na cozinha não existe uma verdade absoluta. Tudo pode ser transformado e podemos acrescentar um pouco de nós em tudo”.

É com este pensamente que Marcílio vive a gastronomia, procurando adquirir ao menos 20 conhecimentos diferentes todos os dias, imaginando sempre como estará daqui a vinte anos, como ele mesmo diz, não sabendo nada, pois quanto mais se estuda, menos se sabe!


A DISPUTA NO SUPER CHEF 2011

Durante o reality show os participantes farão provas individuais toda semana com o objetivo de conquistar a imunidade na terça-feira. Nas tarefas em grupo, os concorrentes assistirão ao ‘Workshop Super Chef’, uma aula de culinária com dicas para melhorar o desempenho na cozinha.

O Chef que ministrar o curso escolherá uma prova à qual os candidatos serão submetidos. Os participantes, divididos em duas equipes por um líder, terão que preparar a receita que passará pela avaliação de um júri, composto por Ludmila Soares, o Chef da semana e um ator convidado.

Todas as quintas-feiras o público conhecerá o grupo vencedor do desafio, que terá a missão de indicar uma pessoa da outra equipe para deixar o programa. O grupo perdedor também escolhe um de seus integrantes que irá compor a dupla que vai para a “Panela de Pressão”. Os dois escolhidos disputarão a preferência do público, que votará pela internet e por telefone. A eliminação acontecerá toda sexta-feira. Quem chegar à final receberá o famoso chapéu de Chef e um prêmio no valor de R$50 mil.
Postar um comentário