quinta-feira, 14 de abril de 2011

A Páscoa e sua Origem

12/04/2006
Escrito por Izildinha Botelho


Páscoa – Festa anual dos hebreus em memória da liberdade, após muitos anos de escravidão no Egito.

Também é uma festa anual para os Cristãos em memória da ressurreição de Cristo.A palavra Páscoa vem do hebreu (Peseach) que significa Passagem. Os historiadores acreditam que esse costume de festa da Páscoa esta ligado pelas festas pagãs (festas de primavera).

Acredita-se que a primeira Páscoa foi celebrada no século XIII a.C. pelos hebreus, e que a origem era entre os povos nórdicos (povos germânicos do Norte da Europa, Dinamarquês, Suecos e noruegueses), estas festas eram feitas em agradecimento a terra pelas colheitas e também pela primavera que estava chegando e com ela a prosperidade.


O povo hebreu também conhecido por judeus ou israelitas, fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito.

Já a tradição de oferecer os ovos de Páscoa vem da China, eles cozinhavam os ovos com cascas de cebolas com beterraba, para que ficassem coloridos como a primavera, assim eles davam de presente para parentes e amigos, simbolizando uma nova vida.

Quanto ao coelho trazer os ovos, acredita-se que teve inicio na Alemanha, pois lá tinha uma lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu num ninho de coelho para dar a seus filhos, como presente de Páscoa. Quando as crianças encontraram o ninho com um grande coelho, contou para todos que foi o coelho que tinha trazido os ovos, e assim se espalhou e ficou a historia de que é o coelho quem traz os ovos de Páscoa. No Egito o coelho simboliza o nascimento de uma nova vida.


Foi no século XVIII que a igreja adotou oficialmente o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo, foi nessa época que surgiu os ovos de chocolate, por volta de 1830 a 1840 que os ovos alcançaram tamanhos enormes.

A brincadeira no Brasil é que as crianças montem seus próprios ninhos de Páscoa, um dia antes para que no dia seguinte estejam lá os ovos, a também a brincadeira de esconder os ovos para que as crianças procurem-os.

FELIZ PÁSCOA!!!

Postar um comentário