segunda-feira, 14 de março de 2011

Sobremesa - Pêssegos Melba

Talvez seja uma das sobremesas mais clássicas que existem, comendo não é difícil descobrir o porque. Diferente da maioria das receitas, esta tem uma data de criação e um criador. O chef de cozinha francês Auguste Escoffier criou a primeira versão dos pêssegos Melba em homenagem à cantora lírica Nellie Melba, no ano de 1892. A primeira versão era composta por sorvete de baunilha e pêssegos, colocados nas asas de um cisne esculpido em gelo e coberto com algodão-doce. Em 1900 ele criou uma versão mais simples, onde entrava coulis* de framboesa em vez do cisne, Escoffier serviu este prato à Dame Nellie Melba e perguntou se poderia dar o nome dela à sua criação.
eps27

Pêssegos Melba

GELÉIA DE FRAMBOESA

Ingredientes:
250g framboesa
100g açúcar
Gotas de limão a gosto

Modo de fazer:
Coloque as framboesas e o açúcar em uma panela. Aqueça em fogo baixo e vá mexendo até ferver. Deixe cozinhar por 10 a 15 minutos, mexendo sempre, para que não queime. Retire do fogo, acrescente as gotas de limão e deixe esfriar.

PÊSSEGOS

Ingredientes:
04 pêssegos frescos
500g açúcar
01l água
01 fava de baunilha

Modo de fazer:
Em uma panela, ferva a água. Corte a fava de baunilha em duas metades e jogue na panela, junto com o açúcar. Deixe a mistura ferver. Descasque os pêssegos e coloque-os na panela com água e açúcar. Cubra as frutas com um pano, para que eles fiquem no fundo da panela, e deixe cozinhar em fogo baixo por 30 a 40 minutos. Coloque os pêssegos com a calda em uma tigela, deixe esfriar e, depois, leve à geladeira por aproximadamente 12 horas.

CRUMBLE

Ingredientes:
100g manteiga à temperatura ambiente
200g açúcar
30g açúcar de confeiteiro
100g farinha
75g castanha-do-pará triturada

Modo de fazer:
Jogue todos os ingredientes em uma tigela e mexa com as mãos, até que se torne uma massa homogênea. Espalhe a massa em um tabuleiro e asse no forno a 180°C por, aproximadamente, 10 minutos até corar. Depois de retirar do forno, deixe a massa esfriar e com as mãos quebre-a em pedaços pequenos.

Finalização
Coloque o crumble no fundo da taça e cubra-os com o pêssego em fatias. Acrescente uma bola de sorvete de creme, acompanhada de mais pêssegos. Regue a taça com a geléia de framboesa. Finalize com creme de chantilly, lascas de amêndoas tostadas e açúcar de confeiteiro

Postar um comentário