quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Santi Santamaria, 1957 - 2011

Morreu dia 16, da maneira que provavelmente teria desejado, rodeado de amigos e da filha, à mesa, um dos grandes do mundo da cozinha e da gastronomia, o catalão Santi Santamaria.
Santi Santamaria, o homem que se atreveu a colocar a cozinha antes da gastronomia, ficará para sempre como o paladino máximo da cozinha autêntica, cultural, sã e sustentável, muito para além das cozinhas de aparência da moderna gastronomia/espetáculo que vive da estética do prato e relega para segundo plano o valor intrínseco do alimento.
À laia de homenagem a este homem que muito admirei e da sua cozinha cultural e slow food, deixo-vos um pequeno excerto da entevista que concedeu à Visão em Outubro passado:

"Há a curiosidade, a capacidade de observação e, o resto, ganha-se com a experiência. A gastronomia é a arte da aparência. Aprendes uma série de artifícios e há um manual de instruções que muda conforme a moda. Mas a cozinha é muito mais profunda, é a raiz da cultura. Podemos entender como é o mundo pelo modo como tratamos os alimentos. A cozinha familiar é a mais importante que há, é a verdadeira cozinha nacional de um povo."

Santi Santamaria a Joana Loureiro, Revista Visão, Vida & Viagens, 26 Outubro de 2010

Postar um comentário