domingo, 30 de janeiro de 2011

Entenda a diferença entre Enólogo, Enófilo e Sommelier

01 dezembro 2010

Uma dúvida comum a muitas pessoas que estão se iniciando no mundo do vinho é diferenciar os profissionais que trabalham com vinho e as pessoas que admiram vinho. Colocamos aqui definições bem simples, para que não haja mais dúvidas:

O enólogo é um profissional graduado que estuda todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento e venda. Sua formação é voltada para as tarefas de coordenação, supervisão e execução. Sendo este o responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final, o vinho.

O sommelier é o maître de vinhos de um restaurante e tem as seguintes tarefas:

Primeiro lugar: elaborar a carta de vinhos do restaurante onde trabalha, de acordo com a bandeira ou o estilo dos pratos;

Segundo lugar: fazer a manutenção dos vinhos na adega e as respectivas compras de reposição;

Terceiro lugar: fazer o serviço do vinho aos clientes nos horários de funcionamento do restaurante, que compreende desde o atendimento inicial, auxílio da escolha do vinho na carta, seguindo pela abertura da garrafa e o serviço nas taças de modo elegante e preciso.

Porém sua principal e mais difícil tarefa é a de fazer o aconselhamento do vinho que melhor se harmonize com o prato solicitado pelo cliente.

Enófilo - Somos nós, apaixonados por pesquisar e estudar o maravilhoso mundo dos vinhos.

Fonte: http://blog.velhomundo.com.br/blog/2010/12/01/a-diferenca-entre-enologo-enofilo-e-sommelier  
Postar um comentário