quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Você sabe a real diferença ente light e diet?

Por Adriana Carrieri



A maioria das pessoas e, inclusive eu até pouco tempo atrás, acreditam que os produtos diets são aqueles "sem açúcar", enquanto os lights são os "sem godura". Na verdade não é bem assim.

O termo diet significa que houve a retirada TOTAL de algum nutriente, que não necessariamente será o açúcar. Pode ser retirada total de sal, de gordura ou de algum outro nutriente, como o próprio açúcar. O que acontece, muitas vezes, é que o conceito errado de que diet é sempre "sem açúcar" leva um número muito grande de diabéticos a consumirem produtos que levam o diet na embalagem, mas não são isentos de açúcar e sim de outro nutriente, como sal, por exemplo. Ou seja, pensam que estão consumindo um produto apropriado para eles, quando na realidade não estão.

Por isso, a nutricionista Dra. Roseli Rossi orienta para que todas as pessoas com restrições dietéticas que possuem o hábito de consumir alimentos diets olhem sempre os rótulos e vejam a isenção de qual substância torna o produto diet. Se é o açúcar, o sal, a gordura, enfim...

Já os produtos lights tem redução calórica de pelo menos 25%, ou pela diminuição de gorduras ou de açúcares. Não é necessariamente a ausência de gorduras como se pensa.

Pensando assim, um produto que é diet por isenção de açúcar acaba sendo light, pois se não tem açúcar tem menos calorias e, consequentemente, é light!

Fonte: http://nudritiva.blogspot.com/2010/10/depois-de-algumas-semanas-sem-postar_11.html 
Postar um comentário