segunda-feira, 16 de agosto de 2010

VIETNAM

Vietnam é um país que possui aproximadamente 329.000 quilômetros quadradas, é ligeiramente menor do que o Japão. Seu território possui a forma de um S alongado, com dois deltas fluviais.

Ao Norte o Delta do rio Vermelho, ao Sul o Delta do rio Mekong, separados um do outro por uma cadeia estreita de montanhas costais.

Esta formação geográfica divide o país naturalmente em três regiões distintas.
Norte: de forte influência chinesa introduziu costumes e tradições como o uso do chop sticks, stir-frying, frituras em wok. Além de ingredientes como o molho de soja, tofu e o macarrão. Provavelmente umas das maiores influências chinesas é o Budismo, o que levou ao desenvolvimento da Cozinha Vegetariana.

Centro: Antiga capital Imperial, a culinária nesta região foi levada ao mais alto grau de sofisticação. Atenção especial era dada ao preparo e apresentação dos pratos. Legumes de origem ocidental como a batata, tomate, aspargos e alcachofra, entre outros, foram incorporados na culinária.

Sul: De uma culinária mais simples, porém tão saborosa e mais apimentada do que nas outras regiões. A influência francesa é mais notada aqui, principalmente no uso de ingredientes como o aspargo, batata, tomates, leite, manteiga, e na delicadeza de preparo de pratos. Muitas frutas e verduras são utilizadas em seu estado natural, a fim de se obter um contraste de texturas e sabores.

Um rápido olhar aos sabores e texturas na culinária vietnamita revela muitas técnicas e ingredientes que foram adaptadas da cozinha chinesa, tailandesa e francesa. Porém a culinária vietnamita caracteriza-se também pela delicadeza e sutileza de sabores.

Um prato apimentado, normalmente será menos intenso do que um tailandês, embora ambos utilizem molhos de peixe, pasta de camarão, erva doce, menta, manjericão e curries.

O ingrediente mais característico na culinária vietnamita talvez seja o Nuoc Mam – é um molho a base de peixe de um sabor extremamente salgado e pungente, este molho é obtido através da fermentação de filés de anchova e sal em barris de madeira por aproximadamente seis meses.
Assim como o óleo de oliva e o vinho, o Nuoc Mam também possui diferentes qualidades. O liquido resultante da primeira drenagem dos barris é considerado o de primeira qualidade, normalmente usado à mesa como substituto ao sal. Os de segunda qualidade, que são obtidos após a adição de água nos barris são usados normalmente na cozinha.

A melhor forma de saborear uma refeição vietnamita é reunindo um grupo de quatro pessoas e assim escolher:
 2 a 3 entradas
 1 tipo de sopa
 3 a 4 tipos de prato principal

Variando sempre o método de cocção utilizado no preparo dos pratos (vapor, fritura, cozido, assado, etc).
Postar um comentário