terça-feira, 22 de junho de 2010

Como fazer maionese Caseira

A maionese é feita da combinação do suco de limão ou vinagre com as gemas de ovos. Os ovos (que contêm o emulsificante lecitina) juntam os ingredientes e evitam a separação. Então, o óleo é adicionado, pouco a pouco, enquanto é misturado rapidamente. Acrescentar o óleo rápido demais (ou não misturar tão rápido) não permite que os dois líquidos se misturem (emulsifiquem). Mas, como o molho começa a engrossar, o óleo pode ser acrescentado mais rapidamente.

 Os temperos são misturados depois que todo o óleo tiver sido acrescentado. Os liquidificadores, batedeiras e processadores de alimentos, podem facilitar a produção da maionese caseira, que muitos gourmets dizem ser muito melhor no sabor e na consistência, se comparada à maionese comercial.

Já que a maionese caseira não é cozida, certifique-se de usar os ovos mais frescos e aqueles livres de salmonela (em inglês). A maionese caseira dura de 3 a 4 dias na geladeira.

RECEITA 
- 01 gema de ovo
- 01 ovo inteiro
- Óleo suficiente para dar o ponto
- 30g de mostarda Dijon
- 10ml de suco de limão ou vinagre
- 05g de 
- 02g pimenta do reino branca

MODO DE PREPARO:
Coloque a gema, o suco de limão ou vinagre, o sal, a pimenta e a mostarda no fundo de uma vasilha e bata bem até começar a ficar aerado(voçe pode bater com fouet ou fazer na batedeira em velocidade baixa).
Vá incorporando o óleo BEM aos pouquinhos (usar um dosador é uma boa pedida), batendo sempre até que tudo esteja bem incorporado.
É importantíssimo incorporar o óleo aos poucos, especialmente no início, porque é isso que impede que a maionese separe. Quando ela começar a ficar bem grossa e consistente pode aumentar o fluxo de óleo.
Postar um comentário