sexta-feira, 14 de maio de 2010

Enlatamento

Desde 1825, aproximadamente, o enlatamento permitiu que as pessoas armazenassem os alimentos por longos períodos de tempo. No enlatamento, você ferve o alimento na lata para matar todas as bactérias e fecha-a (antes ou durante a fervura) para evitar a entrada de novas bactérias. Uma vez que a comida na lata estiver totalmente estéril, ela não apodrecerá. Quando abre a lata, as bactérias entram e começam a atacar o alimento, por isso, você deve conservá-lo em "geladeira depois de aberto" (você verá esta instrução em todos os tipos de produtos alimentícios - isso significa que o conteúdo está estéril até que o recipiente seja aberto). 

Existem latas de todas as formas e tamanhos

Geralmente pensamos em "latas" como sendo de metais, mas qualquer recipiente que possa ser fechado serve como vasilha. Potes de vidro, por exemplo, podem ser fervidos e fechados. Da mesma forma, sacos plásticos e caixas. O leite em caixa que você pode guardar na prateleira é conhecido como leite "enlatado". O leite é esterilizado usando a técnica de pasteurização UHT (temperatura ultra alta) e fechado dentro da caixa, de modo que não estrague, mesmo em temperatura ambiente.

O problema do enlatamento e a razão de se preferir a refrigeração ou o congelamento ao enlatamento, é que o ato de ferver o alimento na lata geralmente altera seu sabor e textura (assim como seu teor nutricional).

Fonte: http://lazer.hsw.uol.com.br/conservacao-de-alimentos2.htm
Postar um comentário