sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Regionalizando "O Classico"



Codorna campeira ao aroma de guavira



INGREDIENTES:


01 codrona
50ml de polpa de guavira

Suco de 01 tangerina

½ limao siciliano

01 batata

30g de cebola picada

Tomilho a gosto

01 folha de louro

Pimenta do reino em grão a gosto

01 dente de alho

20mls de creme de leite em nata

Azeite a gosto

20 mls de cognac

15g Manteiga

Salsinha picada a gosto

Sal a gosto

MODO DE PREPARO:


Prepare a marinada com alho, ½ porção da cebola, tomilho, folha de louro, polpa da guavira e pimenta em grão, e deixe a codorna marinando por 30minutos.
Descasque a batata e com um boleador, faça pequenas bolinhas de batata. E em uma panela com agua fervendo coloque as bolinhas de batata e deixe por 05 minutos. Retire e coloque em uma travessa com gelo para cortar o cozimento. Para manter a textura da batata ao dente. Reserve com agua.
Após 30 minutos retire a codorna da marinada e de uma leve selada em todos os lados da codorna em uma frigideira com azeite e leve ao forno pré aquecido a 120 graus por 25/30 minutos ou até ficar no ponto da sua preferencia.
Na mesma frigideira em que foi selada a codorna, adicione o restante da cebola e frite até ficar transparente e em seguida flambe com o cognac. Em seguida peneire a marinada e junte o suco da tangerina e adicione na frigideira. Deixe reduzir 1/3, desligue o fogo e adicione o crème de leite e tempere a gosto.
Em outra frigideira, coloque a manteiga, a salsinha picada e as bolinhas de batata e sauteie, temperando a gosto.
Monte em um prato dispondo a codorna no meio, com o molho, as batatas e folhas de tomilho.


Magret de pato na calda de pequi acompanhado de macãs carameladas



INGREDIENTES:


1 magret de pato
15ml de aceto balsamico
30g de cebola picada

½ unidade de macã

Suco de 01 unidade limão

15g de manteiga

30ml de cognac

1 raminho de tomilho

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

01 raminho de tomilho para decorar

Calda de pequi:

30ml de mel

50ml de agua

20g de pequi em pasta


MODO DE PREPARO

Faça uma marinada para o magret com 1/2 porção da calda de pequi, aceto balsamico e as cebolas. Deixe descansar por 01 horas.
Retire as sementes da maçã, corte em 8 partes e disponha em uma frigideira com o suco de limao e manteiga. Leve ao fogo e cozinhe até que fiquem macias.

Calda de pequi:
Misture todos os ingredientes e cozinhe até obter uma calda grossa.

Após 30 minuto marinando, corte na diagonal a gordura do magret, e tempere com sal e pimenta. Comece a fritar o magret com a panela fria, e com a gordura virada para baixo. Frite até dourar e vire, frite por mais 03 minutos e leve ao forno, pré aquecido a uma temperatura de 180 graus por 05 minutos. Lembrando que o modo de servir e com o centro da carne vermelha.

Enquanto o magret esta no forno, na mesma panela em que foi frito o magret, retire o excesso de gordura e flambe com cognac, adicione a marinada coada e deixe reduzir.

Corte o magret em fatias, no fundo do prato coloque a calda de pequi, e coloque o magret e  as macãs carameladas e pimenta do reino fresca moida na hora.
Postar um comentário