segunda-feira, 22 de junho de 2009

Pimenta, Pepper, chilli, etc...

Os passos básicos para fazer uma conserva

A pimenta em conserva pode ser feita de varias maneiras: com óleo ou azeite, vinagre, cachaça, laranja, entre outros.
Antes de fazer qualquer conserva é fundamental que os potes de vidro sejam esterilizados. Escolha um pote de vidro que possua uma tampa que vede bem e lave com água e sabão ou detergente. Pegue uma panela e forre o fundo com um pano limpo. Coloque o pote e cubra com água. Deixe ferver por 15 minutos. Quando faltar 5 minutos, jogue a tampa, para também ser esterelizada. Deixe esfriar naturalmente, para que não quebre.
Depois que esfriar um pouco, coloque o pote e a tampa sobre um pano limpo com a boca para baixo e deixe secar.


Vinagre - Use preferencialmente, vinagre branco.

Sal - Utilize sal marinho ou sal limpo. Evite o sal iodado e o sal de mesa. Branqueamento - É um processo bastante utilizado em receitas de conserva. Se faz da seguinte maneira: Coloque água numa panela e deixe que ferva. Quando ferver, coloque o vegetal e deixe por +ou- 30 segundos. Retire e transfira imediatamente para uma tigela com água gelada.
Álcool e Pinga - Se você adicionar uma colher de álcool ou pinga nas conservas de vinagre ou azeite depois que estiverem prontas, a pimenta ficará bem mais picante. Ervas e Especiarias - Experimente adicionar ervas e especiarias às conservas para dar um toque especial. As mais utilizadas são: louro, manjericão, tomilho, pimenta do reino, gengibre, cebolinha, salsinha e sementes de mostarda.

Azeite ou óleo – è a conserva mais forte.

Limão – Também pode-se adicionar para auxiliar no sabor.
Pimenta em conserva – Azeite


INGREDIENTES:


1 xícara (chá) de pimenta-do-reino fresca em grãos
4 dentes de alho amassados
1 xícara (chá) de pimenta malagueta limpa
1 xícara (chá) de pimenta dedo-de-moça limpa
1 xícara (chá) de pimenta-de-bode
2 e 1/2 xícaras (chá) de azeite de oliva
2 folhas de louro

MODO DE PREPARO:



Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e doure o alho. Adicione as folhas de louro e retire do fogo. Deixe o azeite amornar por 10 minutos. Em seguida, pegue dois vidros médios esterelizados com tampa, com capacidade para 1/2 litro cada um e faça camadas alternadas das pimentas. Despeje o azeite com o alho, cobrindo as pimentas e tampe os vidros. Guarde na geladeira ou em temperatura ambiente por até 6 meses.
Se preferir, use metade do azeite de oliva e metade de óleo de milho. Para deixar as pimentas com sabor menos picante, substitua o azeite por vinagre. Sirva com carnes.

Conserva básica de pimenta – vinagre e cachaça


INGREDIENTES:


1 copo de vinagre branco (de maçã, arroz ou vinho)
1 copo de cachaça (ou 2 de vinagre)
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
Pimentas selecionadas a gosto
Outros condimentos à gosto (alho, ervas, cebola, etc)

MODO DE PREPARO:



Fazer uma calda com o vinagre, a cachaça, o sal e o açúcar levando esta mistura para ferver por 2 minutos. Fazer o branqueamento das pimentas, ou seja, colocá-las na água fervente e deixá-las ferver por 20 segundos, retirá-las e colocá-las na água gelada. Colocar as pimentas no vidro esterilizado e jogar a calda quente por cima. Tampar e levar ao fogo, com o vidro de boca para baixo, em uma panela com água e com uma flanela por baixo do vidro. Deixar ferver. Tirar a água somente depois da água esfriar, para não estourar os vidros.
Postar um comentário