sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Como Fazer Massa Fresca

Para você que adora comer uma massa fresca mas acha que fazer a massa é coisa de outro mundo, engano seu, é muito fácil se você seguir os passos abaixo. Qualquer dúvida entem em contato.
Por Marcílio de Souza
A parte mais impostante para se fazer uma boa massa é saber as proporções básicas de cada ingrediente.

O primeiro ponto é a qualidade dos ingredientes, ovos frescos, uma farinha de boa qualidade (os tipos e suas funções eu falarei mais para frente). E Basicamente são 100g de farinha para um ovo (aproxmadamente 70g) e se quiser pode adicionar sal para dar mais sabor e azeite para conferir maior elasticidade a massa.

Importante: Com essa proporção devemos tomar cuidado para não obtermos uma massa muito seca, eu recomento sempre adicionar sempre mais um ovo na receita, pois se a massa ficar úmida, você acerta o ponto com a farinha de trigo, uma vez que a massa pronta e muito seca, é praticamente inrreversível torna-la mais úmida.

Outra parte importante é possuir um cilindro manual para massa, pois alem de trabalhar a massa ela ainda tem uma parte para corte. E comprei a minha no site do Shop Time por R$129,00. Link:
Ingredientes:
250g de Farinha de Trigo
03 ovos
07ml de azeite extra virgem de boa qualidade (da sua preferência)
05g de sal

Modo de preparo:

1° Passo:
Em uma mesa lisa, peneirar a farinha de trigo formando uma espécie de um vulcão e com a base da peneira fazer um buraco no meio. Em seguida colocar os ovos inteiros e o sal.

2° Passo:
Usando um garfo, misturar delicadamente a farinha com ovo.

3° Passo:
Depois de ter incorporado toda a farinha com o ovo, passe para uma espátula ou use as pontas dos dedos para misturar totalmente a massa. Nesse momento ainda podemos acrescentar mais ovos, no caso se a massa ainda estiver muito seca. 

4° Passo:
Agora, com as mãos, sovar até que a massa fique lisa e homogênea.

5° Passo:
Amassar a massa como se fosse pão massa. Empurrando para baixo e longe de você com a palma da sua mão. Vire a massa de noventa graus, dobre a massa sobre si mesma e empurre para baixo e para fora novamente. Continue até a massa ficar lisa, aproximadamente por 10 minutos.

6° Passo:
Usando uma faca, corte a massa em 3 partes iguais. Cubra as bolas de massa com uma filme plástico ou uma tigela e deixe descansar por 25 minutos. É necessário cobrir a massa uma vez que ela pode ressecar e perder qualidade.

7° Passo:
Achate uma das bolas de massa com a palma da sua mão até que esteja aproximadamente 1 / 2 polegada de espessura e não maior do que a ranhura da máquina de macarrão. Com a ranhura da máquina de macarrão em sua definição mais ampla (geralmente 1), gire o punho enquanto alimenta a massa dentro da ranhura. Pressione cuidadosamente a massa de pão achatado, uma vez que sai da máquina de macarrão, mas não puxe.

8° Passo:
Depois que a massa tenha passado completamente através da máquina de macarrão, vá diminuindo a espessura da máquina. Continue a fazer isto, mas não tente pular um número, pois isso só vai forçar a máquina e acabar estragando a mesma e ainda podendo estragar a massa, e com certeza você terá que repetir todo esse processo.
 
Dica: Tente segurar delicadamente a massa que sai da máquina de macarrão para que ele não rasgue. Este é um grande momento para ter um assistente para ajudar você.
 
Continue passando a massa na máquina até a espessura de n° 01.

9° Passo:
Depois de rolar a massa para fora até a espessura desejada, é hora de cortar a massa. A maioria das máquinas de massas, vêm com um adaptador que corta a massa. Se você estiver trabalhando em uma tabela, você pode querer cortar sua massa ao meio para torná-lo mais fácil de manusear.

Alimente a massa em lâminas de corte. Tente fazer com que sua mão sob o centro da massa cortada, então você pode pegar tudo em um monte.

Alternativamente, se você não tiver uma máquina de macarrão, você pode enrolar a massa, cortar as extremidades e fazer os cortes do tamanho desejado. 

10° Passo:
Após cortar a massa e finalizar os trabalho, devemos deixar a massa secar, sempre separadas para não grudar. Pode usar um varal adequado para massa, ou podemos então improvisar e montar o nosso caseiro, lembrando-se de sempre trabalhar com total higiene.
O macarrão pode ser usado imediatamente ou vai manter até uma semana.

E até a próxima dica.
Postar um comentário